MARACANÃ E SÃO CRISTÓVÃO
SÃO CRISTÓVÃO, 1502
Floresta de manguezal
Ao norte da cidade antiga, havia um braço de mar chamado Saco de São Diogo, cercado de lagoas e manguezais, formando um vasto terreno alagadiço.
Boa parte da área hoje ocupada pelo Centro e Cidade Nova estava debaixo d'água, ou, no mínimo, alagava quando chovia forte em dia de maré alta – como ocorre ainda hoje em alguns desses lugares. Durante séculos, os cariocas aterraram esses paludes para que a cidade pudesse crescer.
Fazenda do Engenho Velho na Tijuca
Nos terrenos mais firmes, para além do manguezal, os colonizadores pioneiros fundaram pequenos arraiais, distantes da cidade, com suas lavouras e pastagens para o gado. Nasceram assim São Cristóvão e Mata-Porcos, hoje conhecido como bairro do Estácio.
Por ali passavam os primeiros caminhos que levaram ao interior da capitania. Mais adiante, onde hoje é a Tijuca, os padres jesuítas formaram uma grande fazenda para plantar cana-de-açúcar.
SÃO CRISTÓVÃO, 2002
Pavilhão de São Cristóvão abriga Centro Luiz Gonzaga de Tradições Nordestinas. Acervo do IPP – fotógrafo César Duarte – 2006
Foi no tempo de Dom João VI que a cidade venceu o manguezal e espalhou-se em direção à Tijuca. O que sobrou do antigo Saco de São Diogo foi drenado pelo Canal do Mangue, abrindo os terrenos da Cidade Nova.
Na Tijuca, os rios que cortavam a planície foram canalizados, as plantações substituídas por chácaras, depois casas e por fim altos edifícios de apartamentos.
Estádio do Maracanã
O velho caminho para o interior é agora a estrada de ferro, margeada pela Quinta da Boa Vista, o Estádio do Maracanã e o morro da Mangueira. Do lado oposto, subindo pelas encostas do maciço da Tijuca, pode-se distinguir o tramado miúdo das favelas.
A antiga zona portuária, construída no início do século passado onde antes havia praias e enseadas, é, agora, um desafio de renovação urbana.
Saiba mais
Adaptação de parte do CD-ROM "Rio 500 Anos - Uma janela no tempo sobre a Cidade Maravilhosa", lançado em 2002.
Colaboração: Regina Maura Ribeiro de Carvalho
O CD-ROM "Rio 500 Anos - Uma janela no tempo sobre a Cidade Maravilhosa" está disponível para venda na livraria do Instituto Pereira Passos.
Rua Gago Coutinho, nº 52 - Laranjeiras - Rio de Janeiro - tel 2555-8083
e-mail: livrosipp@pcrj.rj.gov.br
quinta-feira, maio 31, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário