quinta-feira, agosto 30, 2007

Enviada em: segunda-feira, 27 de agosto de 2007 23:34
Para: 'j.ajanko@gmail.com'
Assunto: Clarear de um novo dia!

Oi Querida!!

Juulia, que bom que você escreveu! Entendi que a demora em me escrever tinha a ver com a sua briga com o Lupa e estava planejando escrever ainda hoje pra você. Você não tem idéia da alegria que senti em ler o seu email!

O Lupa estava muito aflito para falar com você e acho que ele não segurou bem as emoções que sentiu e por isso te disse um montão de bobagens. Ele me contou que vocês falaram pelo MSN e que ele teve que expressar os sentimentos dele com palavras (talvez se ele tivesse cantado .. teria se saído melhor!). Você está certa quando entende que o sentimento dele por você é amor. Sim, é amor.

Mas o Lupa tem um amor do bem, ele não quer te aprisionar, não quer que você seja diferente da pessoa livre que ele conheceu, mas entenda Juulia.. ele teve com você uma experiência que mudou a vida dele. Ele teve momentos que ele jamais imaginou que pudesse passar. Você veio como um furacão, abalando estruturas, reconstruindo as emoções dele. Isso foi bom, muito bom.

Na semana passada, dia 18/08, foi aniversário do Seu Nelson, pai do César, e nós fomos para São Paulo. Passamos dias ótimos e conversamos muito com o Lupa. Ele nos contou sobre a briga e já se arrependeu muito de todas as coisas que falou. Ele quer continuar a falar com você sim e ele tem plena consciência de que forçou muito com você. Ele sabe que foi grosso, foi malvado e foi mesmo burro. Isso são palavras dele, não minhas.

Se ele pudesse voltar no tempo, ele retiraria tudo o que disse e agora está muito arrependido.

Acho que esse amor, pode se transformar em uma amizade, para que o tempo possa dizer se ele vai se tornar novamente uma coisa mais forte, mas a verdade Juulia, é que a mesma água não passa duas vezes no mesmo rio. No dia em que você voltar ao Brasil (esperamos que seja em breve), vai encontrar novas pessoas. Eu, César, Lupa, Beto e todos os que você conheceu.. serão pessoas diferentes, não porque iremos mudar totalmente, mas principalmente porque você nos olhará com novos olhos, porque terá tido muitas novas experiências.

Sugiro, que você e o Lupa façam um pacto de amizade. Afinal, amizade é o amor evoluído, pq a amizade nada cobra, ela só dá.

Se eu puder te dar um conselho..diria para você esquecer essa sua Última conversa com o Lupa. Ele teve CIÚMES das suas amigas, porque ele sabia que não te teria para sempre, que você voltaria em breve para a Finlândia e ele queria aproveitar o Máximo de tempo possível com você. Suas amigas tiveram o tratamento que mereciam. Seria realmente muito cretino de sua parte, deixá-las perdidas no Brasil, quando você já conhecia nossa língua e muitos de nossos costumes. Vire essa página, suas amigas não foram prejudiciais para ninguém.

Para você a viagem era conhecer o Brasil, mas para o Lupa... bem, para o Lupa, a viagem era conhecer o mundo, através dos seus olhos. Os olhos da Juulia foram as portas para um mundo que o Lupa não conhece e que, provavelmente, não vai conhecer.

Não se sinta culpada de nada que tenha feito ou falado, se você foi sincera com os sentimentos, não tem mesmo certo e errado. Foi um risco que vocês correram, quando decidiram passar aquele tempo juntos. Quando estamos em uma relação, temos que saber que há o risco de não sermos correspondidos, há o risco de entendermos o outro com os nossos sentimentos. Corremos o risco, de sermos tão felizes ao lado de uma pessoa, que supomos que isso é o bastante para fazer com que esse sentimento seja eterno.

Juulia, a vida não é fácil, nós somos seremos complicados. Você e o Lupa viveram momentos mágicos, momentos maravilhosos e não há porque fechar as portas desse sentimento agora. Não sentir o mesmo que o Lupa, não te obriga a esquecê-lo. Isso se aplica a ele também. Ele não precisa matar as lembranças que tem de você. O que seria bom, para os dois .é que pensassem bastante antes de falarem um com o outro. Não se magoem, não se machuquem. Nem você e nem ele merecem passar por isso.

Quando você voltou à finlândia, deve ter lembrado da tranqüilidade do seu lar e da segurança que existe em seu pais. Precisa de uma alma muito livre, de um espírito muito aventureiro para permanecer sempre ligado no AQUI e AGORA, como o Lupa faz. Ele sonha o sonho de um dia, e você deu a ele uma nova perspectiva, deu a ele o encantamento de planejar um futuro, a dois. Agora você diz que seus sentimentos não são tão profundos, mas quando eu te via chorando porque ia embora e quando li o seu primeiro email, tive a sensação de que ali estava uma clara demonstração de uma admiração maior do que o de uma amizade. Juulia, espero que você compreenda o meu ponto de vista, mas sinceramente.. me parece que você teme admitir (para si mesma) que teve (ou ainda tem) um carinho oversized pelo Lupa. Entendo que você é muito jovem, 23 anos apenas e tem a oportunidade de conhecer muitas pessoas, muitas visões de mundo. Você terá muitas historias fantásticas para conhecer e talvez tema que uma parte de seu coração fique para sempre, aqui conosco, no Brasil e especialmente, no peito do Lupa.

Não há nenhuma vergonha em não corresponder o sentimento de uma pessoa, ainda que seja uma pessoa muito especial. Mas creio que afirmar assim tão categoricamente que é um amor não correspondido, não seja a verdade total. O que eu enxergo e já falamos sobre isso, é que todos temos jeitos diferentes de amar e que às vezes, as pessoas projetam nas outras as suas próprias expectativas,

Somos todos parecidos nas nossas inseguranças, nas nossas limitações de corpo e o que nos diferencia Juulia é o tamanho da nossa capacidade de perceber que somente nós mesmos somos totalmente responsáveis por sermos felizes. Seja feliz, perdoe as palavras duras do Lupa. Perdoe a si mesma por achar que fez demais ou que fez de menos. Assegure que as boas lembranças fiquem cada vez mais profundas e as outras lembranças... faça com que elas sejam superficiais e sejam levadas na primeira chuva.

O Lupa entendeu que você sentia por ele, exatamente aquilo você que demonstrava. Não o culpe por pensar assim. Não se culpe também. As palavras tem um peso muito, muito menor do que os atos.

Palavras se perdem .. nossas melhores lembranças não tem uma frase sequer. Pense nisso.

O Lupa quer saber que você existe sim, aliás nem que ele se esforçasse muito, poderia esquecê-la. O pior que você poderia fazer é deixar de falar com ele. Vai ser bom para você e para ele.Imagina quanto cada um de vocês dois perderiam se continuassem com essa besteira de parar de se falar !!! A vida será menos misteriosa se pararmos de nos privar daquilo que queremos. Quer falar? Fale! Quer explicar novamente o que sente? Explique? Quer somente conversar sobre a filosofia de vida do Lupa? Então que seja .. e deixe o tempo dar o melhor rumo a vida de vocês.

Vamos nos falar sempre e não ligue para o seu lado da história ou o lado do Lupa da história. Desejo igualmente que você e o Lupa sejam infinitamente felizes. Juntos ou separados. Agora e para sempre.

Quanto a minha historia com o César, acredito que podemos superar as nossas muitas diferenças. Eu tenho muita admiração pelo grande coração que ele tem e paixão que ele fala das coisas nas quais acredita. Se ele fosse um pouquinho menos finlandês...seria perfeito (Ele é grosso demais!!)

Não vamos deixar de nos falar! Fico aguardando seu email!

Segue algumas fotos do aniversário do Seu Nelson.

Um grande beijo!

Izabel

Ah! Sobre a viagem ao Egito.. acho que vamos só nós duas mesmo! O César já disse que não vai nem amarrado!!! Rs
-----Mensagem original-----
De: Julia Ajanko [mailto:j.ajanko@gmail.com]
Enviada em: sábado, 25 de agosto de 2007 10:51
Para: IzabelAlexandre@oi.com.br
Assunto: Escuro de autôno

Querida Izabel,

Já ha duas semanas que eu gostaria muito conversar com voce sobre todo que tem acontecedo, mas como isso é um pouco complicado, vá ser emails que valem.

Izabel, como vc já sabe, eu e Lupa nos se falamos ha duas semana pelo skype pela primeira vez depois do Brasil, mas nos acabamos ele dizendo que nunca mais vá querer falar comigo nem saber de mim. Ele não disse isso dum jeito malquinho, mas dum jeito que eu entendi que ele ficou muito magoado e simplesmente quer me esquecer. Não tem palavras como esse ligação deixou nos dois tristes, e eu culpado. Mas falando sério, eu ficei tambem um pouco com surpresa.

Pareceu que nos dois tivemos os visões um pouco deferentes de nosso relacionamento, e eu penso muito que nós não tivemos realmente falado sobre tudo isso já no Brasil. Assim, sim, nos falamos muito, mas parece que nos não se entendemos completamente. Eu achei que nós estavamos bem, depois de eu sair do Brasil eu pensava que nos iamos ter contato, se falar as vezes em quando, trocar novidades e tudo mais. Mas fazendo todo isso mais como amigos, veendo quais formas nossas vidas vão ter e depois ver qual é o tipo de relacionamento que nos vamos ter com um a outro e com essa distancia. Ele teve um outra visão.

E eu me sinto culpada, do razão, eu acho. Como já disse, nos falamos sobre nosso relacionamento, nao tanto, mas nos falamos e eu sei que eu tinha falado sobre meus pensamentos e meus sentimentos, mas só depois um tempo eu sei que ele não entendeu, não queria entender o que eu falava. Eu me sinto culpada por que eu deveria ter entendedo sentimentos dele, que ele gostava de mim muito mais que eu pensava, que nosso relacionamento para ele estava num outro nível que para mim. E num caso assim, para essa pessoa que está gostando mais, e difficil de entender que o que a outra sinta. Assim por que eu gostava dele, eu queria ficar com ele, mas tambem eu sabia que eu tou indo embora e meus sentimentos (para ele) não estevemos tao profundos, e eu falei sobre isso para ele, mas continuando ficar com ele eu acho que ele nao queria escutar/entender que meus sentimentos foram como foram. Eu falei de meus sentimentos, mas depois ficando com ele me comportei duma forma que para ele, au acho, deu desculpa de esquecer o que eu tinha falado. Mas isso eu só entendi depois, e o errado que eu fiz é que eu ficei com ele. Para não machucar ele eu deveria ter acabado ha muito tempo para ele não comecar á gostar de mim tanto, mas como que eu poderia ter feito isso???? Eu gosto muito dele, eu queria ficar com ele.. Eu queria simplesmente conhecer essa pessoa maravilhosa, nunca queria magoar ele!

Tambem ele fala que ele fez muito para mim mas eu cuidei muito mal dele. Com isso ele quer dizer especialmente que ele fez muito efforte de poder viajar comigo e me esperou quando eu fui com minhas amigas, mas depois eu nao valorizava isso tanto e so queria colocar minhas amigas no primeiro lugar.

Isso tem muito a ver com aquela coisa que os dois estiveram veendo nosso relacionamento dum jeito um pouco differente. Eu não pensava que ele esta viajando so para poder ficar comigo ou que ele ficava nos lugares so esperando de mim, eu achava que para ele nao faz tanto differencia onde ele está, por que a vida dele é assim que ele viaja muito, fica um pouco nos alguns lugares e depois viaja de novo. Eu nao entendi que esse foi um efforte que ele fez para mim, eu até falei para ele em Salvador que eu nao quero que ele vá conosco para Lencois só para poder ficar comigo, mas para conhecer o lugar. Eu queria viajar com Lupa, minhas amigas e conhecer o Brasil, mas isso foi mais complicada que eu achava. Eu sei que eu colocei minhas amigas no primeiro lugar nos alguns casos, mas isso tambem nao é tao simples. Eu acho que para Lupa foi difficil de entender que Maija e Emma nunca estiveram num lugar parecido, nem falava portugues, Emma por exemplo nunca fez backpacking e muitas coisas assim que eu me sintei obrigada de ficar com elas e ser a guia delas, mesmo se isso significou que Lupa ficou com menos attençao. Lupa achou que elas nao precisam tanto de attencao e que eu tou dividindo meu tempo errado. Isso nao tem uma resposta correta, só que eu tou triste de tinha magoado ele.

Izabel, eu nao sei porque eu estou explicando todo isso para vc. Isso todo é so algumas detaljes tambem, a historia é bem mais complicado (ou bem mais simples??) mas por entender todo precisa um conversa. Eu acho que eu estou tentando fazer voce entender e ver o meu lado da historia, eu quero que vc sabe o que eu penso. Eu espero tambem que nos vamos continuar á ter o contato, nao quero perder vc também! Nem queria perder Lupa, mas eu entendo se por enquanto ele não quer saber que eu existo. Um dia eu espero que eu e ele nos podemos falar de novo, por que ele é uma das pessoas que eu agradeco o mais de tinha ter conhecido, pela personagem dele, os pensamentos, a filosofia dele. Ele me fez refletir muitas coisa e eu espero que um dia eu posso mostrar isso para ele melhor que agora.

Todo que tem acontecido, o que eu tinha ter feito me deixa muito triste, mas também eu nao posso escolher meus sentimentos. A vida é foda, por que todo deve estar tao complicado?? Por que nos, seres humanas fazemos todo tao complicado??

---------------------

TAmbém eu ainda quero ir para Egito, 2009 parece legal, mas vamos ver se esse viagem será o mel da lua de voces..se nao, eu quero muito ir com vc!

Mesmo que a vida e foda, ela é mystérious, ou talvez extamente por isso. Eu acho que todos nós temos nossos lugares certos aqui. A viagem até lá não é fácil, mas no final é a viagem mesmo que faz todo vale á pena.

Beijos Izabel, para Cesar tambem, espero que já logo nos se falamos de novo!!

Juulia

Nenhum comentário: